Faço parte dos projetos de Transfer Pricing no Brasil há mais de uma década. Acompanhei e suportei muitos ajustes legais ao longo destes anos. Colhi dados, calculei e revisei muitos cálculos, todos os métodos, diversas indústrias e nas principais provedoras de serviços globais desta matéria para que hoje pudesse lançar a pedra fundamental deste projeto.
O lançamento da pedra fundamental (ou lançamento da primeira pedra, em português europeu) é o nome que se dá à colocação do primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o início efetivo de uma edificação.
Transfer Pricing Brasil
Com o tempo, as dinâmicas do mundo mudaram muito, assim como o fluxo de comércio internacional, as regras internacionais de preços de transferência, a OCDE, enfim, tudo mudou!
Porém, ao longo destes anos outros temas pouco mudaram:
- O formato complexo dos projetos de preços de transferência/transfer pricing;
- Os recursos envolvidos nestes projetos com mão-de-obra extremamente especializada;
- A baixa utilização deste tema nas empresas como instrumento de gestão empresarial;
Os textos deste blog tem como propósito contribuir com a mudança dos paradigmas acima facilitando:
- Disseminar o entendimento dos processos de Transfer Pricing no Brasil e no Mundo;
- Ampliar a disponibilidade de ferramentas e pessoas especializadas no assunto;
- Apoiar no compartilhamento de informações que possam ajudar as empresas a tomarem as melhores decisões e otimizarem seus processos com o uso desta importante ferramenta.
Nós somos a primeira startup de Transfer Pricing do Brasil e para além deste blog, nós temos o objetivo de reinventar a forma de lidar com o Transfer Pricing no dia a dia.
Meu nome é Silvio Petrini e está lançada a pedra fundamental!